Brasil

Vinte e uma capitais brasileiras decretaram ponto facultativo ou redução de expediente para jogo da Seleção

28 de Junho de 2026 às 06:04

Servidores federais podem ser liberados a partir das 11h e 21 capitais decretaram ponto facultativo ou redução de expediente para o jogo da Seleção nesta segunda-feira. No setor privado, a dispensa de funcionários depende de acordos internos com os empregadores

A classificação da Seleção Brasileira para a fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026 gera questionamentos sobre a possibilidade de liberação de trabalhadores para acompanhar a partida desta segunda-feira (29), às 14h. No setor privado, a legislação não obriga as empresas a dispensarem os funcionários durante os jogos, ficando a decisão a critério de cada empregador. Por isso, a flexibilização da jornada depende de acordos internos, sob risco de descontos salariais, necessidade de compensação de horas ou outras sanções administrativas.

No serviço público federal, a dinâmica é diferente. Uma portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) permite, excepcionalmente, a alteração do horário de trabalho nos dias de jogos da Seleção. Para o confronto desta segunda-feira, servidores federais podem ser liberados a partir das 11h, desde que haja autorização do órgão e a prestação de serviços essenciais seja mantida. As horas não trabalhadas devem ser compensadas entre 3 de agosto e 30 de setembro, sob pena de desconto proporcional na remuneração.

A situação de servidores estaduais e municipais varia conforme a administração de cada localidade. Entre as 27 capitais do país, 21 já decretaram ponto facultativo ou redução de expediente para a próxima segunda-feira. As cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, São Paulo, Teresina e Vitória adotaram essas medidas. São Luís e Boa Vista também reduziram o expediente, enquanto Curitiba, Florianópolis, Goiânia e Maceió ainda não haviam divulgado definições. Em duas capitais, a data coincide com o feriado de Dia de São Pedro.

O ponto facultativo permite a dispensa de servidores sem prejuízo do salário, preservando apenas as atividades essenciais, mas a medida não se estende obrigatoriamente ao setor privado.

A incerteza sobre a jornada de trabalho pode persistir nas etapas seguintes do torneio. Caso a equipe de Carlo Ancelotti avance até a final, disputará cinco jogos, dos quais quatro ocorrerão em dias úteis. O cronograma prevê a partida de 16 avos de final em 29 de junho (segunda-feira), às 14h; as oitavas de final em 5 de julho (domingo), às 17h; as quartas de final em 11 de julho (sábado), às 18h; a semifinal em 15 de julho (quarta-feira), às 16h; e a decisão do título em 19 de julho (sábado), às 18h.

Com informações de G1

Notícias Relacionadas