Caixa inicia pagamento de novo lote de cotas do antigo fundo PIS/Pasep
A Caixa Econômica Federal começou a pagar, nesta quinta-feira (25), cotas do antigo PIS/Pasep para quem solicitou o ressarcimento até 31 de maio. Os valores variam entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, contemplando trabalhadores e servidores públicos com vínculo entre 1971 e 1988

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta quinta-feira (25), o pagamento de um novo lote de cotas do antigo fundo PIS/Pasep. O montante médio liberado nesta etapa oscila entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, valor que varia conforme a remuneração da época e o tempo de serviço do beneficiário. Estão recebendo agora os trabalhadores e servidores públicos que formalizaram o pedido de ressarcimento até 31 de maio.
O direito ao saque é destinado a quem atuou com carteira assinada ou no serviço público entre 1971 e 1988, abrangendo também herdeiros e dependentes legais em casos de falecimento. Este recurso refere-se a um fundo extinto em 2020, não possuindo vínculo com o abono salarial pago anualmente. Criado na década de 1970 para complementar a renda, o fundo foi substituído pelo modelo atual de abono em 1988. Os saldos não resgatados foram transferidos para o FGTS e, posteriormente, para o Tesouro Nacional, sendo agora liberados mediante solicitação.
O cronograma de pagamentos subsequentes segue a data de requisição: pedidos feitos até 30 de junho de 2026 serão pagos em 27 de julho de 2026; até 31 de julho, o crédito ocorre em 25 de agosto de 2026; pedidos até 31 de agosto serão quitados em 25 de setembro de 2026; requisições até 30 de setembro serão pagas em 26 de outubro de 2026; até 31 de outubro, o pagamento será em 25 de novembro de 2026; pedidos até 30 de novembro serão liquidados em 28 de dezembro de 2026; e solicitações até 31 de dezembro de 2026 serão pagas em janeiro de 2027.
O prazo final para solicitar o resgate é setembro de 2028, após o qual os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional. A consulta de disponibilidade pode ser feita pelo portal Repis Cidadão, via conta Gov.br (níveis prata ou ouro), ou pelo aplicativo do FGTS. No portal, o usuário deve acessar com CPF e senha, informar o NIS ou número do PIS/Pasep e realizar a pesquisa.
Para requerer o pagamento, o beneficiário pode utilizar a opção "Ressarcimento PIS/Pasep" no menu "Mais" do aplicativo FGTS, enviando a documentação necessária, ou comparecer a uma agência da Caixa com documento oficial com foto. No caso de herdeiros, é obrigatória a apresentação de identificação, comprovante de vínculo com o titular e certidão de dependentes ou autorização judicial.
O crédito é efetuado em conta. Para quem não possui conta na Caixa, o banco abre automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Dúvidas podem ser sanadas pelo site caixa.gov.br ou pelos telefones 0800-726-0207, 0800-726-0101 (SAC) e 0800-725-7474 (Ouvidoria).