Economia

Consumo de energia elétrica no Brasil oscila bruscamente durante jogo da seleção contra a Escócia

26 de Junho de 2026 às 18:07

A demanda por energia elétrica no Brasil oscilou durante o jogo entre Brasil e Escócia, com quedas no início e fim da partida e picos no intervalo e após a classificação. O Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou a maior rampa de elevação de carga em intervalos de jogos da seleção nas últimas três Copas do Mundo

A demanda por energia elétrica no Brasil registrou oscilações bruscas durante a partida da seleção brasileira contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami. Às 19h, início do jogo, o consumo era de aproximadamente 90 mil megawatts (MW), mas recuou 9.058 MW até o fim do primeiro tempo, às 19h53. Essa queda equivale à soma das cargas médias dos estados do Pará e do Rio de Janeiro.

O movimento de redução começou antes mesmo do apito inicial. Às 18h25, a carga estava em 98 mil MW e caiu 7 mil MW até o começo da partida, volume comparável à carga média de Minas Gerais.

No intervalo do primeiro tempo, houve um salto de 5,6 mil MW em apenas nove minutos, montante equivalente à soma das cargas médias de Mato Grosso e Santa Catarina. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) classificou esse movimento como a maior rampa de elevação de carga registrada em intervalos de jogos do Brasil nas últimas três Copas do Mundo.

Com a retomada da partida, o consumo voltou a cair, atingindo o nível mínimo de 78.236 MW às 20h59, três minutos antes do encerramento do jogo. Após a confirmação da classificação do Brasil como líder do grupo C, a demanda subiu 8.546 MW em cerca de 18 minutos, valor que corresponde à soma das cargas médias da Bahia e do Paraná.

Essas variações são monitoradas por meio de uma operação especial do ONS durante a Copa do Mundo para identificar as chamadas rampas de carga. O padrão observado nos três jogos da primeira fase confirmou reduções acentuadas durante as partidas e picos de consumo nos intervalos e ao término dos confrontos.

O ONS, composto por representantes de empresas de distribuição, transmissão e geração sob fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordena as instalações de geração e transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A entidade é responsável por ajustar a produção de energia ou interromper a geração em casos de excesso no sistema.

Segundo Marcio Rea, diretor-geral do órgão, a coordenação de um sistema elétrico de dimensões continentais exige planejamento e respostas rápidas, já que comportamentos que vão desde festas de rua até a permanência em casa impactam a operação.

A seleção brasileira volta a campo na próxima segunda-feira, às 14h, contra o Japão, em Houston.

Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas