Economia

Governo federal renova isenção de impostos para importação de veículos elétricos semimontados e desmontados

24 de Junho de 2026 às 09:13

O governo federal isentou de impostos a importação de veículos elétricos semimontados e desmontados até o limite de US$ 463 milhões. A medida, decidida pelo Gecex, terá vigência de seis meses a partir de 1º de julho de 2026. A Anfavea criticou a decisão por considerar que a isenção prejudica a indústria nacional

Governo federal renova isenção de impostos para importação de veículos elétricos semimontados e desmontados
TV TEM/ Reprodução

O governo federal renovou a cota de importação de veículos elétricos semimontados (SKD) e desmontados (CKD), isentando-os de impostos até o limite de US$ 463 milhões. A medida, decidida pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) na terça-feira (23), terá vigência por seis meses, com início em 1º de julho de 2026, visando evitar a alta de preços para o consumidor final.

A decisão ocorre em um contexto de expansão de fabricantes chinesas, como Geely e BYD, que já iniciaram projetos de produção em território brasileiro. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fernando Elias Rosa, defendeu a manutenção de instrumentos de fomento e apoio à produção nacional, destacando a instalação de novas montadoras de elétricos no país.

A isenção tributária, porém, gerou críticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade argumenta que a medida prejudica os interesses de fabricantes nacionais, de empresas de autopeças e dos trabalhadores do setor. Em resposta, o ministro Márcio Elias Rosa afirmou que o governo federal mantém o compromisso de fortalecer a indústria automotiva brasileira e que o diálogo com o setor será preservado para garantir o crescimento da atividade.

Notícias Relacionadas