Mundo

Criança de 3 anos morre após ficar presa em veículo durante onda de calor na França

25 de Junho de 2026 às 09:03

Uma criança de 3 anos morreu trancada em um carro em Saint-Gratien, na França, durante um alerta de calor extremo. O incidente ocorreu na quarta-feira, dia com a maior temperatura média nacional da história do país

Uma criança de 3 anos morreu na tarde de quarta-feira após ficar presa em um veículo estacionado em frente à residência da família, na localidade de Saint-Gratien, ao noroeste de Paris. O incidente ocorreu durante um alerta vermelho para calor extremo, que atingiu a capital e grande parte da França.

A Promotoria de Pontoise detalhou que o menino teria escapado da vigilância dos pais por ao menos 45 minutos para entrar no carro, onde acabou trancado. O pai havia solicitado que a criança tirasse uma soneca antes do ocorrido. Ao encontrarem o filho, os pais tentaram reanimá-lo, mas a morte foi confirmada pelos bombeiros.

Este é o terceiro caso de óbito infantil em veículos durante a atual onda de calor no país. Na segunda-feira, dois irmãos de 2 e 4 anos foram encontrados mortos dentro do carro da família em Carpentras, no sudeste da França.

A quarta-feira foi o dia mais quente da história do país, com temperatura média nacional provisória de 30ºC, superando o recorde anterior. A noite mais quente já registrada também foi batida, com média de 22ºC, conforme dados do Météo France.

O cenário climático, que afeta a Europa há quase uma semana, provocou mais de 40 afogamentos e a morte de diversas pessoas em situação de rua na França. Na capital, a ministra da Saúde, Stéphanie Rist, informou que as paradas cardíacas saltaram para 25 em apenas 24 horas na quarta-feira, enquanto a média habitual é inferior a dez. O prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire, também confirmou a alta na mortalidade da cidade.

A atual crise climática, a segunda onda de calor em menos de um mês, remete ao episódio de 2003, que resultou em quase 15 mil mortes no território francês. Embora o número total de óbitos desde a semana passada ainda não tenha sido precisado, os efeitos extremos atingiram a infraestrutura energética: a EDF desligou três dos 57 reatores nucleares ativos do país, sendo dois deles nesta quinta-feira, devido ao aquecimento dos rios utilizados para o resfriamento do sistema.

Com informações de G1

Notícias Relacionadas