Mundo

EUA flexibilizam normas de viagem para a seleção do Irã na Copa do Mundo de 2026

23 de Junho de 2026 às 18:04

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos permitiu que a seleção do Irã entre no país dois dias antes do jogo contra o Egito, em Seattle. A medida altera a regra anterior, que limitava a chegada à véspera das partidas. A delegação partirá de Tijuana, no México, nesta quarta-feira

EUA flexibilizam normas de viagem para a seleção do Irã na Copa do Mundo de 2026
Daniel Cole / Reuters

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos flexibilizou as normas de viagem para a seleção do Irã durante a Copa do Mundo de 2026. A nova medida permite que a equipe chegue ao país dois dias antes do próximo jogo, alterando a regra aplicada nos confrontos iniciais, quando o grupo só podia ingressar em território americano na véspera das partidas.

A mudança ocorre após a avaliação da Força-Tarefa da Casa Branca para a FIFA, liderada por Andrew Giuliani. A decisão de conceder um dia extra de permanência considerou a extensão do tempo de deslocamento e o comportamento da equipe nos dois primeiros trajetos. Apesar da flexibilização, a seleção deverá deixar os Estados Unidos imediatamente após o jogo de sexta-feira, em Seattle.

A Federação de Futebol do Irã confirmou que a delegação partirá de sua base em Tijuana, no México, nesta quarta-feira, com destino a Seattle. O grupo busca aclimatação e recuperação física antes de enfrentar o Egito, desejo manifestado pelo jogador Alireza Jahanbakhsh após o empate contra a Bélgica no último domingo.

O cenário logístico tem sido motivo de desgaste para a equipe iraniana. O técnico Amir Ghalenoei, de 62 anos, relatou que o time se sente oprimido pelas restrições. Ghalenoei destacou que, após a última partida em Los Angeles, a equipe foi obrigada a retornar ao México imediatamente, sem a possibilidade de pernoitar na cidade.

Anteriormente, a base da seleção precisou ser transferida de Tucson, no Arizona, para o México, e diversos membros do apoio e dirigentes foram impedidos de entrar nos Estados Unidos. Diante desses fatos, a federação iraniana formalizou uma reclamação junto à Fifa, alegando que a seleção é a mais maltratada da competição.

Notícias Relacionadas