Irã dispara mísseis e drones contra bases dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein
O Irã disparou mísseis e drones contra bases dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein em retaliação a bombardeios americanos em território iraniano. A ação dos EUA ocorreu após um ataque iraniano a um navio cargueiro no Estreito de Ormuz. Não houve registro de baixas ou danos significativos nas instalações militares
O Irã disparou mísseis e drones contra bases militares dos Estados Unidos localizadas no Kuwait e no Bahrein. A ofensiva, coordenada entre a marinha e a força aérea do país, foi executada sob a orientação da Guarda Revolucionária Islâmica como retaliação a bombardeios americanos ocorridos no início da noite, que incluíram o uso de drones e operações no Estreito de Ormuz.
A escalada de violência começou neste sábado (27), quando as Forças Armadas dos Estados Unidos atingiram diversos alvos em território iraniano por determinação do presidente Donald Trump. A medida foi a resposta do governo americano a um ataque com drones realizado pelo Irã contra um navio cargueiro que tentava deixar o Estreito de Ormuz na última quinta-feira. Trump acusou Teerã de violar o cessar-fogo, afirmando que o país ignorou a oportunidade de respeitar o acordo.
O tratado de paz, assinado há dez dias, estabelecia a interrupção imediata e permanente de operações militares, com o compromisso mútuo de evitar ameaças ou o uso da força. A nova sequência de ataques compromete esse entendimento provisório e eleva o risco de um conflito descontrolado no Golfo Pérsico.
No Bahrein, as autoridades emitiram alertas sonoros e orientaram a população a procurar locais seguros após a chegada de drones. Já o Exército do Kuwait confirmou a resposta a ameaças hostis de mísseis e drones, esclarecendo que as explosões ouvidas foram resultado da interceptação de projéteis por sistemas de defesa aérea.
Apesar da ofensiva iraniana, autoridades dos Estados Unidos informaram que não houve registro de baixas ou danos significativos nas instalações militares da região.