Mundo

Keiko Fujimori vence eleições e se torna a primeira mulher presidente do Peru por voto direto

24 de Junho de 2026 às 12:01

Keiko Fujimori venceu as eleições presidenciais do Peru com 50,11% dos votos, superando Roberto Sánchez. A candidata do Fuerza Popular é a primeira mulher eleita para o cargo por voto direto. Sánchez contestou o resultado e acionou a Justiça alegando fraudes

Keiko Fujimori vence eleições e se torna a primeira mulher presidente do Peru por voto direto
© REUTERS/STIFS PAUCCA/ PROIBIDO REPRODUÇÃO

Keiko Fujimori, do partido Fuerza Popular, venceu as eleições presidenciais do Peru. Com 99,9% das urnas apuradas, a candidata somou 9.206.241 votos (50,11%), superando Roberto Sánchez, que obteve 9.162.855 votos (49,88%). De acordo com a atualização da contagem divulgada às 2h desta quarta-feira (24), o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) informou que restam apenas 40 mil votos para a apuração total, volume insuficiente para alterar o resultado.

A vitória marca a primeira vez que uma mulher assume a presidência do país por meio do voto direto. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que governou entre 1990 e 2000, Keiko é de orientação conservadora e conquistou o cargo após ter sido derrotada nas três últimas disputas presidenciais. Com a eleição, ela se torna a nona pessoa a ocupar a presidência peruana em um intervalo de 10 anos.

Paralelamente, o candidato da esquerda, Roberto Sánchez, representante do partido Juntos por el Perú, manifestou na terça-feira (23) que não reconhecerá o resultado do segundo turno. Ele sustenta a existência de fraudes e manipulação de votos, motivo pelo qual sua legenda acionou a Justiça para tentar anular os registros eleitorais realizados no exterior.

Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas