Navio-tanque é atingido por projétil no Estreito de Ormuz e nível de alerta é elevado
Um projétil atingiu a ponte de comando de um navio-tanque no Estreito de Ormuz neste sábado (27), sem feridos. O Centro Conjunto de Informações Marítimas elevou o nível de alerta de segurança na região
Um navio-tanque foi atingido por um projétil no Estreito de Ormuz neste sábado (27), conforme reportado pela agência de segurança marítima britânica UKMTO. O impacto causou danos na ponte de comando da embarcação, embora toda a tripulação permaneça em segurança. Diante do cenário, o Centro Conjunto de Informações Marítimas, gerido por uma coalizão de marinhas, elevou o nível de alerta de segurança na região.
O incidente ocorre em meio a uma grave escalada entre Estados Unidos e Irã, que trocaram ataques após a ruptura de um acordo preliminar de paz firmado há duas semanas. Washington realizou ofensivas contra alvos iranianos durante a madrugada, enquanto Teerã reagiu com ataques a alvos ligados às forças norte-americanas neste sábado. O Ministério das Relações Exteriores do Irã classificou suas ações como "defensivas", e o Barein, onde fica o quartel-general regional da Marinha dos EUA, registrou a ocorrência de ataques com drones iranianos. As Forças Armadas dos EUA não se manifestaram imediatamente sobre esses relatos.
Embora o governo iraniano não tenha comentado especificamente o ataque ao petroleiro, a televisão estatal do país informou que a Guarda Revolucionária efetuou "tiros de advertência" contra navios que tentavam navegar por canais não autorizados. Segundo a emissora, a medida resultou em um aumento de solicitações de autorização iraniana para a travessia do Estreito.
A crise é agravada por divergências sobre o cumprimento do memorando de entendimento. O Irã acusa os Estados Unidos de violarem o pacto, citando a falta de um cessar-fogo efetivo no Líbano, onde Israel — aliado de Washington — mantém tropas em território ocupado desde março para combater o Hezbollah. Apesar de sucessivos acordos de cessar-fogo mediados pelos EUA, incluindo um anunciado na última sexta-feira, a situação permanece instável. Naim Qassem, líder do Hezbollah, declarou que o acordo mais recente é nulo e representa uma rendição. No sul do Líbano, a região de Nabatiyeh foi alvo de um drone israelense neste sábado; as Forças Armadas de Israel justificaram a ação como a neutralização de uma ameaça.
Mohsen Rezaei, assessor do líder supremo do Irã, atribuiu a instabilidade no Estreito de Ormuz e a retomada das hostilidades ao apoio dos EUA a "forças proxy" na região. Em contrapartida, o vice-presidente dos Estados Unidos e negociador do conflito, JD Vance, afirmou que o país honrou o cessar-fogo e responsabilizou o Irã por qualquer nova escalada, advertindo que a violência será respondida com violência.
A retomada dos confrontos aconteceu durante o fim de semana, período em que os mercados financeiros permanecem fechados. Esse padrão tem sido recorrente no conflito, permitindo que as partes adotem posturas rígidas sem gerar impactos imediatos nos preços do petróleo, que já apresentavam queda de 3% na sexta-feira.