Mundo

Porta-voz do governo da Argentina deixa o cargo após admitir a ocultação de 500 mil dólares

28 de Junho de 2026 às 06:04

Manuel Adorni deixou o cargo de porta-voz do governo da Argentina neste sábado (27). O desligamento ocorreu após a admissão de 500 mil dólares não declarados e investigações sobre enriquecimento ilícito e compra de imóveis

Manuel Adorni deixou o cargo de porta-voz do governo da Argentina neste sábado (27), após ser envolvido em investigações sobre ocultação de patrimônio e enriquecimento ilícito. O desligamento ocorre após o funcionário de 46 anos admitir a existência de 500 mil dólares — aproximadamente R$ 2,6 milhões — que não haviam sido detalhados em suas declarações de bens.

O montante, fruto de investimentos em criptomoedas realizados entre 2014 e 2018, contraria a afirmação feita por Adorni ao Congresso argentino em abril, quando negou qualquer omissão patrimonial. Além da ocultação de valores, a Justiça Federal argentina apura a compra e a reforma de imóveis que somam centenas de milhares de dólares.

Apesar de ser um dos aliados mais próximos do presidente Javier Milei, Adorni não conseguiu sustentar a permanência na função. Na sexta-feira (26), durante agenda oficial na Espanha, Milei chegou a declarar que a demissão do porta-voz ocorreria apenas em caso de condenação judicial por corrupção, mas as explicações apresentadas pelo funcionário foram consideradas insuficientes.

Adorni integrava a gestão governamental desde 2023, atuando inicialmente como porta-voz presidencial e assumindo a chefia de Gabinete em novembro do ano passado.

Notícias Relacionadas