Primeira-ministra do Japão é vaiada em cerimônia em memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, foi vaiada nesta terça-feira (23) durante cerimônia do 81º aniversário do fim da Batalha de Okinawa. Manifestantes gritaram contra a guerra e pediram a manutenção do Artigo 9 da Constituição japonesa
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, foi alvo de vaias durante uma cerimônia em memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial. O episódio ocorreu nesta terça-feira (23), durante o discurso da governante no evento que marcou o 81º aniversário do fim da Batalha de Okinawa, conflito de 1945 que resultou na morte de quase 200 mil japoneses.
Manifestantes interromperam a fala de Takaichi com gritos de "Não à guerra!" e pedidos pela preservação do Artigo 9 da Constituição japonesa, cláusula que estabelece a renúncia do país ao uso da força armada. A reação do grupo reflete a insatisfação com o afastamento de Tóquio de sua histórica postura pacifista, adotada após a derrota na Segunda Guerra Mundial, que restringia as forças militares a operações estritamente defensivas.
Recentemente, o governo japonês elevou os investimentos militares para ampliar a capacidade de contra-ataque e, em abril, flexibilizou as normas para a exportação de armamentos letais. A própria primeira-ministra defende a revisão constitucional no que tange à Defesa. No cenário externo, Takaichi gerou tensões com a China no ano passado ao sugerir que o Japão poderia oferecer apoio militar a Taiwan em caso de uma invasão por parte de Pequim.