Terremotos sucessivos na Venezuela provocam mortes e levam governo a decretar estado de emergência
Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela nesta quarta-feira, causando mortes, feridos e destruição de imóveis. O evento, sentido também no Brasil e na Colômbia, levou o governo venezuelano a decretar estado de emergência
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/C/M/UB6xp9TxqWxiOC1AQBtw/77702535-1004.webp)
Dois terremotos sucessivos atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24/06), resultando em dezenas de mortes, centenas de feridos e a destruição de diversas residências e edifícios. O primeiro tremor, com magnitude 7,2 na escala Richter, teve epicentro a 21 quilômetros a oeste de Morón. Menos de um minuto depois, a região foi atingida por um segundo abalo, ainda mais forte, de magnitude 7,5, ocorrido a poucos quilômetros de distância.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de magnitude 7,5 representa o evento sísmico mais potente a registrar-se no país em mais de um século. A força dos abalos provocou pânico em Caracas e em outras localidades venezuelanas, além de gerar 20 réplicas.
A magnitude do fenômeno foi sentida além das fronteiras venezuelanas, alcançando a Colômbia e o Brasil. No território brasileiro, os tremores foram percebidos nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Amazonas, com a evacuação preventiva de prédios em Macapá e Belém.
Diante da gravidade da situação, Delcy Rodríguez decretou estado de emergência na Venezuela, determinando a suspensão de aulas e de serviços considerados não essenciais em todo o país.