Trump afirma que Estreito de Ormuz segue aberto após rodada de negociações com o Irã
Donald Trump afirmou que o Estreito de Ormuz está aberto após a primeira rodada de negociações entre Estados Unidos e Irã. As conversas resultaram na criação de um grupo de trabalho nuclear e na liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/p/i/XsLZPLRJqVTaTCrPDdQw/2026-06-22t195555z-1193495620-rc27zla40nac-rtrmadp-3-usa-trump.jpg)
Donald Trump afirmou, nesta segunda-feira (22), que o Estreito de Ormuz permanece totalmente aberto e que a atuação dos Estados Unidos na região apresenta resultados positivos. A declaração ocorre após a primeira rodada de negociações entre Washington e Teerã, realizada no domingo, visando a consolidação de um acordo de paz definitivo.
As conversas, mediadas por Catar e Paquistão, resultaram na criação de um grupo de trabalho focado na questão nuclear iraniana e na redução das tensões bélicas no Líbano. O diálogo sucede a assinatura de um pacto preliminar ocorrida na semana passada.
A via marítima, fundamental para o comércio global por transportar aproximadamente 20% do petróleo mundial, havia sido reaberta oficialmente na quarta-feira (17). Contudo, o Irã fechou a passagem no sábado (20) em resposta a ataques de Israel no Líbano, condicionando a reabertura ao fim dos combates no território libanês. Apesar do impasse, monitoramentos de tráfego marítimo já registram a circulação de navios comerciais pelo local.
Para evitar novos incidentes na rota, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Ghalibaf, confirmou o estabelecimento de um canal de comunicação direta com os Estados Unidos. Em declarações à TV estatal do Irã, Ghalibaf informou ainda que as tratativas realizadas na Suíça finalizaram os preparativos para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos que estavam congelados. Até o momento, o governo do Irã não emitiu pronunciamento oficial sobre as falas de Trump.