Lula manifesta apoio à Colômbia e defende manutenção da cooperação bilateral após eleição presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio à Colômbia após a eleição de Abelardo de la Espriella. O mandatário brasileiro afirmou a intenção de manter a cooperação bilateral e a parceria entre as duas nações
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/P/1/2SNLYlTKWCQ48vKTnVHA/afp-20260617-b7cw77h-v1-highres-franceg7politicsdiplomacy.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio ao povo colombiano nesta quarta-feira (25), após a eleição de Abelardo de la Espriella para a Presidência da Colômbia, ocorrida no último domingo (22). Por meio das redes sociais, o mandatário brasileiro exaltou a soberania do processo democrático e ressaltou que a parceria entre as duas nações é essencial para enfrentar desafios compartilhados.
A vitória de Espriella, identificado com a direita, altera a configuração política colombiana e consolida a tendência de governos conservadores na América do Sul. O novo presidente sucede Gustavo Petro, que governou desde 2022 como o primeiro líder de esquerda da história do país, implementando pautas de redução de desigualdades, reformas sociais e maior intervenção estatal. Petro possuía alinhamento ideológico com Lula, especialmente na defesa da integração latino-americana e de políticas sociais.
Apesar da divergência política entre a centro-esquerda de Lula e a direita de Espriella, o presidente brasileiro expressou a intenção de manter a cooperação bilateral. O objetivo é dar continuidade ao trabalho conjunto em benefício de ambas as populações, preservando a relação diplomática histórica e as parcerias em áreas estratégicas.
O pleito na Colômbia foi pautado por discussões sobre economia, segurança pública e questões ambientais. Entre os pontos centrais da agenda regional, destacam-se a preservação da Amazônia e o combate ao narcotráfico, temas que demandam a coordenação entre os países sul-americanos e que já fazem parte das iniciativas de integração e ações conjuntas na região amazônica entre Brasil e Colômbia.