Clima

Alerta Meteorológico: Chuvas Intensas e Ventos Fortes Previstos em Regiões do Sul e Sudeste. Perigo Potencial

19 de Fevereiro de 2026 às 17:28

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta meteorológico para uma tempestade que atingirá várias regiões do país nos próximos dias. O evento é classificado como "Perigo Potencial" e afetará áreas importantes no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

O período de vigência do alerta começará às 12:20 de sexta-feira (19/02/2026) e terminará às 02:59 da madrugada de sábado (20/02/2026). As regiões afetadas incluem os estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta meteorológico para uma tempestade que atingirá várias regiões do país nos próximos dias. O evento é classificado como "Perigo Potencial" e afetará áreas importantes no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

O período de vigência do alerta começará às 12:20 de sexta-feira (19/02/2026) e terminará às 02:59 da madrugada de sábado (20/02/2026). As regiões afetadas incluem os estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Em particular, estão sob alerta as áreas Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba e outras.

A tempestade pode causar chuvas intensas com taxas de até 30 mm por hora ou acumulados diários de até 50 mm. Além disso, ventos fortes podem atingir velocidades entre 40-60 km/h e há risco de queda de granizo. Outros impactos esperados incluem corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos das árvores e alagamentos.

A população é aconselhada a se preparar para os possíveis desabrigos que poderão ocorrer por conta da chuva intensa. É recomendável evitar áreas com histórico de inundações ou onde haja risco de enchentes, assim como manter-se informado sobre as atualizações do alerta e seguir orientações das autoridades locais.

O INMET está monitorando a situação e emitirá novas atualizações se necessário. É importante lembrar que a previsão meteorológica é dinâmica e pode sofrer alterações à medida que os dados são coletados e analisados.

A população deve estar atenta às recomendações de segurança, como evitar áreas de risco, manter as luzes apagadas em caso de ventos fortes ou granizo, e seguir instruções das autoridades locais para minimizar os impactos da tempestade.

Áreas afetadas:
Aviso para as Áreas: Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Sudoeste Rio-grandense, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense, Campinas, Noroeste Rio-grandense, Bauru, Piracicaba, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Itapetininga, Sul/Sudoeste de Minas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Metropolitana de Porto Alegre, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Sudeste Rio-grandense, Araraquara, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Assis, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Paranaense, Sul Fluminense

Gráfico do INMET: https://alertas2.inmet.gov.br/53364

Notícias Relacionadas