Clima

INMET emite alerta de chuvas intensas para o Centro-Oeste e Sudeste

21 de Fevereiro de 2026 às 15:08

A tempestade avança sobre o Brasil, trazendo riscos significativos para as regiões afetadas. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta oficial, classificado como Perigo Potencial, para uma ampla área que inclui estados do Centro-Oeste e Sudeste.

De acordo com a previsão da INMET, o período de vigência desse evento começa às 13:00 do dia 21/02/2026 e se estende até as 12:00 do dia seguinte. Durante esse tempo, os sistemas meteorológicos previstos trazem chuvas intensas com taxas entr

A tempestade avança sobre o Brasil, trazendo riscos significativos para as regiões afetadas. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta oficial, classificado como Perigo Potencial, para uma ampla área que inclui estados do Centro-Oeste e Sudeste.

De acordo com a previsão da INMET, o período de vigência desse evento começa às 13:00 do dia 21/02/2026 e se estende até as 12:00 do dia seguinte. Durante esse tempo, os sistemas meteorológicos previstos trazem chuvas intensas com taxas entre 20 a 30 mm por hora ou até mesmo oito vezes isso em apenas um dia. Além disso, ventos fortes podem alcançar velocidades de até 60 km/h e há risco de queda de granizo.

As regiões mais afetadas estão localizadas no Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste Mato-grossense, Centro Norte Mato-grossense, Araçatuba Sudeste Mato-grossense e outras. A população dessas áreas deve estar preparada para enfrentar possíveis problemas como corte de energia elétrica, danos em plantações e queda de galhos de árvores.

O INMET destaca o risco potencial associado a esse evento meteorológico. O alerta visa informar a população sobre os perigos que se aproximam, com o objetivo claro de garantir segurança àqueles vivendo nas áreas afetadas. É fundamental seguir as recomendações e orientações dos órgãos competentes para minimizar possíveis danos.

Para enfrentar essa tempestade, a população deve estar atenta às informações oficiais sobre o andamento do evento meteorológico e tomar medidas preventivas. Isso inclui evitar áreas de risco conhecidas como enchentes ou alagamentos, manter os canais de comunicação abertos para receber atualizações importantes da previsão climática.

A população deve estar preparada para possíveis cortes de energia elétrica e danos em plantações. Além disso, é fundamental tomar precauções contra queda de granizo.

Áreas afetadas:
Aviso para as Áreas: Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Marília, Assis, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Bauru, Centro Ocidental Paranaense

Gráfico do INMET: https://alertas2.inmet.gov.br/53381

Notícias Relacionadas