Economia

Empresas devem entregar Informes de Rendimentos a funcionários até último dia útil de fevereiro

09 de Fevereiro de 2026 às 06:34

O contribuinte tem direito a receber até 28 de fevereiro as informações sobre os rendimentos recebidos entre janeiro e dezembro do ano anterior. O informe deve incluir detalhes como natureza dos rendimentos, deduções legais e imposto retido na fonte (IRRF). As empresas que não cumprirem a obrigação legal podem sofrer multa

Declaração do Imposto de Renda ganha clareza com informe de rendimentos divulgado pelas fontes pagadoras. O documento deve ser fornecido até o último dia útil de fevereiro, e as empresas que não cumprirem a obrigação legal podem sofrer multa.

O contribuinte tem direito à informações precisas sobre os valores recebidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. O informe deve incluir detalhes como natureza dos rendimentos, deduções legais e imposto retido na fonte (IRRF). As empresas devem disponibilizar o documento para os funcionários até a data estabelecida pela Receita Federal.

A entrega da declaração do Imposto de Renda costuma ter início em março. Quem recebe o informe dentro do prazo pode organizar a documentação e enviar a declaração mais cedo, aumentando as chances de receber nos primeiros lotes. O contribuinte deve conferir atentamente todas as informações do informe antes de preencher a declaração.

Os dados informados pelas fontes pagadoras alimentam geralmente a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, mas é sempre responsabilidade do contribuinte revisar todos os campos antes de enviar. O prazo para envio da declaração deve ser considerado no preenchimento dos dados.

A Receita Federal orienta que o informe seja guardado por pelo menos cinco anos em caso de solicitações posteriores comprovação das informações prestadas.

Notícias Relacionadas