Educação

Estudantes têm até sexta-feira para entregar documentação no Prouni

13 de Fevereiro de 2026 às 12:03

Estudantes pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até sexta-feira, dia 13, para entregar documentação em instituições particulares. O objetivo é comprovar informações prestadas no momento da inscrição. Mais de 226 mil estudantes foram selecionados na primeira chamada do programa que oferece bolsas integrais e parciais para universidades privadas

Estudantes pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até sexta-feira (13) para entregar documentação em instituições particulares. O objetivo é comprovar informações prestadas no momento da inscrição, como o comprovante de renda familiar mensal.

Para verificar se foram selecionados, os candidatos podem acessar diretamente o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), fazendo login na plataforma Gov.br. Em 4 de fevereiro, foi divulgado resultado com mais de 226 mil pré-selecionados.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Para ter uma bolsa integral, é necessário provar que a renda familiar não ultrapassa um salário mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais (50%) são destinadas a famílias com renda até três salários-mínimos por pessoa.

Em 2026, estão sendo ofertadas 595 mil bolsas em mais de 1.000 instituições privadas de ensino superior do país. A edição atual é considerada a maior da história do programa, que completa 22 anos de existência e visa ampliar as oportunidades educacionais para estudantes carentes.

Para os candidatos com idade acima dos 18 anos, que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem, é possível requerer a declaração de conclusão para apresentar na faculdade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou documento autenticado na Página do Participante do Enem.

Além disso, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada devem manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Prouni. O meio é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior entre 25 e 26 de março de 2026. O resultado da segunda chamada será conhecido em 2 de março, com a comprovação das informações pelos estudantes sendo feita entre os dias 2 e 13 do mesmo mês.

A entrega presencial ou virtual dos documentos é responsabilidade da instituição particular escolhida pelo candidato. Cada faculdade deve disponibilizar um campo específico para o encaminhamento dos comprovantes, seja de forma eletrônica ou pessoalmente nos locais de oferta do curso.

A segunda chamada foi agendada entre os dias 25 e 26 de março de 2026.
Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas