Educação

MEC encerra hoje inscrições no Fies com 112 mil vagas disponíveis em mais de 1.400 instituições

09 de Fevereiro de 2026 às 06:35

O Ministério da Educação encerra hoje (6) às 23h59 o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026. Mais de 112 mil vagas estão disponíveis em cerca de 1,4 mil instituições privadas com avaliação positiva. As inscrições são abertas a estudantes que participaram do Enem e atendem aos requisitos estabelecidos pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) encerra hoje sexta-feira (6), às 23h59, o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026. Mais de 112 mil vagas estão disponíveis em cerca de 1.421 instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se inscrever, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obteram média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos. Além disso, é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

A seleção inclui vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), que devem comprovar sua situação mediante laudo médico. A classificação no processo seletivo será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas nos Enem, por tipo de vaga e grupo de preferência.

O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Os pré-selecionados que cumprirem as regras do Fies Social poderão solicitar a contratação do financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o site Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. A lista de espera ocorrerá a partir do dia 26, com preenchimento das vagas não ocupadas observada a ordem de classificação.

Os candidatos podem se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.
Com informações de Agência Brasil - Educação

Notícias Relacionadas