Educação

Ministério da Igualdade Racial abre inscrições para 50 vagas em intercâmbio internacional

09 de Fevereiro de 2026 às 06:35

Professores da educação básica podem se inscrever até domingo (8) para o Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul, que oferece 50 vagas. O intercâmbio internacional será realizado em Panamá a partir de maio de 2026 e tem duração máxima de 15 dias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma da Capes no portal Gov.br

Os professores da educação básica em instituições públicas de ensino têm uma oportunidade única para se envolver em um intercâmbio internacional, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul oferece 50 vagas para professores que se autodeclararam pessoas pretas, pardas ou quilombolas.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem inscrever-se até as 17h do próximo domingo (8), no horário de Brasília. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela plataforma da Capes, com login no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Os candidatos precisam atender a alguns requisitos: ter mais de um ano de experiência como docente efetivo em instituição pública; estar disponível para participar integralmente das atividades previstas no edital; e desenvolver atividades voltadas à educação das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira.

O intercâmbio, que será realizado em Panamá a partir de maio de 2026, tem duração máxima de 15 dias. Durante esse período, os participantes desenvolverão atividades e socialização com pesquisadores da Universidad de Panamá, além de visitar escolas, museus e locais históricos.

O programa visa trocar conhecimentos sobre educação, história e cultura africana entre professores brasileiros e panamenhos. O MIR é responsável por viabilizar o financiamento do intercâmbio para custear despesas como passagens aéreas nacional e internacional, seguro saúde e passaporte.

O resultado final com os nomes dos 50 docentes selecionados será divulgado até o dia 30 de abril. Para as próximas edições do programa, voltadas a estudantes de licenciatura para Angola e México, os prazos são distintos e as inscrições abrem até o fim de fevereiro.

Essa iniciativa visa fortalecer laços entre instituições educacionais brasileiras e panamenhas, promovendo trocas culturais e científicas. Com essa oportunidade, os professores podem se aprofundar em temas relevantes para a educação das relações étnico-raciais no Brasil.

O Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul oferece uma experiência única aos docentes que buscam expandir seus horizontes e compartilhar conhecimentos com colegas de outras partes do mundo.
Com informações de Agência Brasil - Educação

Notícias Relacionadas