Justiça

Ministro deixa relatoria do inquérito sobre Banco Master após encontro com delegados da PF

14 de Fevereiro de 2026 às 06:01

O ministro André Mendonça assumiu as investigações sobre o Banco Master após reunião com delegados da Polícia Federal na sexta-feira (13). Ele foi designado como novo relator das investigações e assume a responsabilidade por definir os procedimentos futuros. As investigações começaram em novembro de 2025, com estimativa de prejuízos que podem chegar a R$ 17 bilhões

O ministro André Mendonça assume o comando das investigações sobre o Banco Master após encontro com delegados da Polícia Federal.

Nesta sexta-feira (13), em uma reunião que durou cerca de duas horas, os ministros se reuniram para discutir as próximas etapas do caso. O ministro André Mendonça foi designado como o novo relator das investigações e assumiu a responsabilidade por definir os procedimentos futuros.

O encontro ocorreu após Dias Toffoli pedisse para deixar a relatoria do inquérito, que trata dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A saída de Toffoli foi motivada por menções ao seu nome em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono da Master.

As investigações começaram em novembro de 2025, quando a Operação Compliance Zero deflagrada pela Polícia Federal visava apurar fraudes na concessão de créditos falsos pelo Banco Master. A tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal também foi alvo das investigações.

De acordo com as informações disponíveis, a extensão dos prejuízos pode chegar a R$ 17 bilhões. O ministro André Mendonça agora assume o comando e será responsável por guiar os próximos passos da investigação.
Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas