Justiça

Operação Internacional Contra Tráfico de Drogas: 1,3 Tona de Cocaína é Apreendida Em Alto Mar

10 de Fevereiro de 2026 às 15:05

Operação conjunta entre Brasil, EUA e Reino Unido resultou na apreensão de 1.375 kg de cocaína em alto mar. A fragata francesa participou do processo e ajudou a identificar o local da carga ilegal. O valor estimado da droga é de R$253 milhões, segundo as autoridades francesas

Operação Internacional Contra Tráfico de Drogas: 1,3 Tona de Cocaína é Apreendida Em Alto Mar

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal do Brasil e órgãos similares dos Estados Unidos e Reino Unido resultou na apreensão de 1.375 kg de cocaína em uma área marítima externa à costa brasileira no domingo (1º). A fragata da Marinha francesa participou ativamente do processo, ajudando a identificar o local exato onde se encontrava a carga.

De acordo com as autoridades francesas, o valor estimado para essa quantidade de cocaína é de 41 milhões de euros. Isso equivale aproximadamente a R$ 253 milhões na atual cotação. A fragata da Marinha francesa apreendeu completamente o entorpecente.

A operação foi resultado do compartilhamento de informações entre as agências policiais envolvidas, que começou em janeiro de 2026. As equipes estrangeiras receberam dados importantes sobre rotas marítimas e padrões de navegação utilizados por organizações criminosas na América do Sul.

A Polícia Federal também repassou informações detalhadas sobre a logística utilizada pelos grupos criminosos, incluindo o perfil das embarcações associadas ao transporte de drogas ilícitas. Essa cooperação internacional foi crucial para identificar e apreender a carga ilegal.

Os três tripulantes brasileiros que estavam envolvidos no transporte da cocaína foram entregues às autoridades brasileiras pelo Porto de Mucuripe, em Fortaleza, e conduzidos à Superintendência Regional da PF no Ceará. A operação é um exemplo do trabalho conjunto entre as agências policiais internacionais para combater o tráfico de drogas.

A apreensão de 1.375 kg de cocaína representa uma grande vitória na luta contra o crime organizado e reforça a importância da cooperação internacional nesse campo.

Notícias Relacionadas