Tecnologia

Anac estuda criar categoria específica para pilotos das "aeronaves elétricas" em desenvolvimento

12 de Fevereiro de 2026 às 17:03

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda criar uma categoria específica para pilotos das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, também conhecidas como carros voadores. A agência abriu consulta pública até 16 de março no Portal Brasil Participativo para coletar contribuições sobre novos requisitos para esses profissionais. O objetivo é criar um modelo de formação com treinamento específico e habilitação dos pilotos dessas novas tecnologias

Anac estuda criar categoria específica para pilotos dos "carros voadores"

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está estudando a criação de uma categoria específica para pilotos das chamadas "aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical", também conhecidas como carros voadores. A agência federal abriu consulta pública para coletar contribuições da sociedade civil sobre novos requisitos para esses profissionais.

A Anac espera que a iniciativa prepare, de forma gradual e segura, o sistema brasileiro de licença para os "novos conceitos de aeronaves" compreendidos pela mobilidade aérea avançada. A agência busca criar um modelo de formação com treinamento específico para habilitação dos pilotos dessas novas tecnologias.

O período de transição proposto pelo órgão regulador permitirá que os pilotos acumulem experiência operacional e evidências regulatórias, criando-se um arcabouço de conhecimento para a criação de requisitos completos de formação. A habilitação dos pilotos seria específica e complementada por experiência supervisionada em operações típicas.

A consulta pública está aberta até 16 de marco no Portal Brasil Participativo, permitindo que contribuam principalmente os pilotos, organizações de treinamento, fabricantes, operadores e especialistas. A Anac espera coletar informações para criar requisitos completos de formação dos pilotos dessas novas tecnologias.

A Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) entende a chegada dos carros voadores como uma abertura de um novo mercado. No entanto, o diretor Abrapac Carlos Perin afirma que em um momento mais adiante haverá supressão desse tipo de profissional, pois os carros voadores seguiriam para um futuro de transporte não tripulado.

A Embraer é uma das pioneiras no desenvolvimento dessas aeronaves e busca criar carros voares viáveis comercialmente. A empresa anunciou que fechou um contrato com a japonesa AirX para vender dois veículos, com entrega prevista para 2029. O projeto de desenvolvimento da Embraer conta com apoio público do BNDES e Finep.

A Anac publicou critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL em 2024, apresentando padrões que a aeronave precisa cumprir quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria. Essas informações são determinantes para garantir a segurança do voo.

A Anac busca criar requisitos completos de formação dos pilotos dessas novas tecnologias, permitindo que eles acumulem experiência operacional e evidências regulatórias. A consulta pública está aberta até 16 de março no Portal Brasil Participativo.
Com informações de Agência Brasil - Economia

Notícias Relacionadas