Saúde

Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

Nesta etapa, são verificadas tolerabilidade e reações adversas

O Instituto Butantan vai iniciar os testes pré-clínicos da vacina contra a Zika no segundo semestre de 2024. O anúncio foi feito esta semana pela instituição.

Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

De acordo com os pesquisadores, o imunizante é composto pelo vírus inativado, uma plataforma considerada mais segura para aplicação em gestantes.

Os primeiros estudos de prova de conceito, para avaliar a viabilidade da vacina, mostraram que ela é capaz de gerar anticorpos neutralizantes. Os testes pré-clínicos vão verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas.

Depois dos testes em animais é que a vacina poderá ser testada em humanos, em três fases: de segurança, de verificação da capacidade de induzir produção de anticorpos e o teste de eficácia.

O vírus da Zika causa a microcefalia em bebês quando a infecção acontece na gestação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registrou, de 2015 a 202,2 mais de 1,9 mil casos de microcefalia congênita.

Cabe sempre lembrar que o transmissor do Zika vírus é o mosquito Aedes aegypti. Portanto, a melhor forma de prevenção ainda é eliminar os criadouros desse inseto, seja eliminando focos de água parada em vasilhas, pneus velhos, ou chamando serviços da prefeitura e vigilância sanitária para atuarem em terrenos baldios.

Agência Brasil / Por Nels - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela - 08/12/2023 16:10:06. Última edição: 08/12/2023 16:10:06

Tags: Zika Vírus Vacina Instituto Butantan

Leia também:

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.

Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano

Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano

Recomendação feita pela Conitec está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante. Apesar do desconto oferecido, o valor por dose, de R$ 170, é classificado como alto.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi