Saúde

Pesquisa mostra que precarização do trabalho afeta saúde dos jovens

Transtornos mentais são primeira causa de internação de homens jovens

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) traz dados sobre a saúde dos jovens. No período de 2016 a 2022, 30% dos acidentes de trabalho notificados ocorreram em jovens, principalmente homens.

Pesquisa mostra que precarização do trabalho afeta saúde dos jovens

Transtornos mentais são a primeira causa de internação de homens jovens, enquanto as mulheres com emprego estável e carteira assinada são as que mais notificam transtornos mentais relacionados ao trabalho.

70% dos jovens entre 18 e 24 anos estão trabalhando ou procurando emprego. Helena Abramo, uma das organizadoras do estudo, defende que é preciso implementar políticas para combater a precarização do trabalho entre os jovens.

João Victor da Motta Baptista, diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, reconhece que esse é um debate que precisa estar na ordem de prioridades do país.

Outra organizadora da pesquisa, Bianca Leandro, destaca também a importância de políticas de saúde voltadas para essa faixa etária.

Ainda na saúde, o documento mostrou alta procura por esterilização em mulheres jovens. Essa foi a principal causa de internação hospitalar delas na faixa 25 a 29 anos. Foram mais de 150 mil procedimentos no período analisado.

A pesquisa ainda mostra que 70% das vítimas de violência entre os jovens no país são mulheres. E que 75% das mortes nessa faixa etária se devem a causas externas, que são ocorrências relacionadas à violência e acidentes.

Os dados são de um dossiê produzido pela Agenda Jovem Fiocruz e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. O levantamento é relativo ao período de 2016 a 2022 com base em dados do SUS e do IBGE.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 11/12/2023 23:40:15. Última edição: 11/12/2023 23:40:15

Tags: Saúde Mental Jovens Políticas De Saúde

Leia também:

Ministra destaca ética como parte da formação médica de qualidade

Ministra destaca ética como parte da formação médica de qualidade

Durante encontro que discute formação dos profissionais de saúde, Nísia Trindade disse que novos cursos de medicina não têm cumprido parâmetros mais recentes.

Um em cada quatro jovens relata ter sofrido violência no Brasil

Um em cada quatro jovens relata ter sofrido violência no Brasil

Relatório indica que, em 2019, taxa de violência na população de 15 a 29 anos (307,52 casos/100 mil pessoas) foi 2,07 vezes maior quando comparada com à da população adulta.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi