Saúde

Projeto quer ampliar oferta de analgesia no parto no Brasil

Fruto de cooperação entre Brasil e França, o plano está em fase piloto

Um projeto de cooperação entre o Brasil e a França avalia a ampliação do uso de anestesia durante o trabalho de parto e o parto em maternidades brasileiras.

Projeto quer ampliar oferta de analgesia no parto no Brasil

A analgesia peridural é usada para reduzir a dor e aumentar o conforto das mulheres no parto. Um dos objetivos é contribuir com a redução da taxa de cesarianas no país. O índice, hoje, está em torno de 60% dos partos, como explica Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz, e coordenadora da pesquisa “Nascer no Brasil”, que inclui os estudos e parcerias a respeito do tema da analgesia no parto. 

Em seminário realizado nesta semana, foram apresentados os resultados preliminares do processo de implementação de melhor acesso à analgesia peridural nas maternidades pilotos brasileiras Maria Amália Buarque de Holanda, do Rio de Janeiro, e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de Fortaleza.

A pesquisadora Maria do Carmo Leal detalha a ampliação da oferta da anestesia nas duas maternidades.

Além de aumentar a oferta da anestesia, a parceria França-Brasil quer viabilizar o intercâmbio de experiências entre serviços hospitalares para a melhoria da atenção ao parto e nascimento. A ideia é também fortalecer a inserção do anestesista no cenário do trabalho de parto e parto. O projeto de cooperação entre os dois países começou em dezembro de 2022.

Agência Brasil / Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro Atualizado em 11/12/2023 - 07:39 / Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela - 11/12/2023 09:30:05. Última edição: 11/12/2023 09:30:05

Tags: Parto Normal Cesariana

Leia também:

Conferência em Brasília discute política para a saúde mental

Conferência em Brasília discute política para a saúde mental

Durante os quatro dias, representantes de diferentes segmentos sociais vão debater e apontar rumos para uma política pública mais abrangente para a saúde mental dos brasileiros.

Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

Diretor da Opas, Jarbas Barbosa, diz que o país está há um ano sem novos casos da doença e que nos próximos meses comissão poderá conceder certificado novamente.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi